O Alma de Batera foi criado no começo de 2008 por Paul Lafontaine, baterista e pedagogo, para oferecer aulas de bateria para pessoas com deficiência e tornar o contato com o instrumento cada vez mais acessível. Os primeiros alunos com algum tipo de deficiência foram indicados pelo seu professor de bateria e representaram um importante incentivo na decisão de transformar as aulas em algo maior.

Alma de Batera

No princípio, as aulas aconteciam em um home studio e eram pagas individualmente. Após o desenvolvimento da ideia e o início de sua divulgação, algumas exposições e vivências aconteceram para que os participantes pudessem experimentar o instrumento e as dinâmicas. A Secretaria de Cultura de São Paulo se interessou e aprovou o conceito.

No final de 2010, as oficinas passaram a ser oferecidas gratuitamente na Biblioteca Mário Schenberg, no bairro da Lapa em São Paulo, também com a participação de pessoas sem deficiência.

Atualmente o Alma de Batera acontece todas as terças-feiras na unidade do Itaim Bibi da APAE-SP e todas as quartas-feiras na Biblioteca Mário Schenberg.

Missão do Alma de Batera

Pessoas com deficiência vivenciam diversos tipos de restrições, limitações próprias de sua condição, discriminação e falta de oportunidade em uma sociedade competitiva, tecnicista e com padrões estéticos rígidos, inclusive no que diz respeito ao acesso à produção cultural e artística.

O Alma de Batera busca proporcionar esse acesso aos seus alunos.

Se você se interessou pelo projeto, então ajude o Alma de batera.

Algumas fotos do Projeto Alma de batera


                    

Veja também vídeos do Projeto




Mais informações do projeto no site: Site oficial do Alma de Batera

Facebook do Projeto
Fotos disponibilizadas por Paul Lafontaine

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA