Já existiram vários músicos incríveis com estilos musicais diferenciados em nosso meio, e no Jazz não foi diferente; e para citar apenas um dos melhores bateristas desse ritmo norte-americano que marcou toda uma história no meio musical, não poderíamos deixar de lado o espetacular Buddy Rich, não é mesmo?

Mas, e os da atualidade, os que ainda estão vivos, você os conhece? A votação foi feita pelo portal Music Radar, que teve a ideia de fazer uma lista com os 7 bateristas de Jazz que mais se destacaram em 2014, sejam em solos ou com suas bandas; e nós os trouxemos até você.

7. Rob Turner

GoGo Penguin

Baterista Rob Turner

O trio instrumental GoGo Pinguim lançou seu segundo álbum “V2.0” este ano, e foi muito esperado pela crítica. São extremamente controlados, e as técnicas bem ágeis de Rob Turner por trás da sua bateria, certamente é um dos principais motivos do álbum ter sido indicado para o Prêmio Mercury 2014.

6. Seb Rochford

Polar Bear

Baterista Seb Rochford

Por vários anos, ele tem sido a estrela do jazz no Reino Unido. Foi premiado um dos melhores artistas solo e dono do “melhor cabelo de todos”. Como líder do Brit experimental jazzers Polar Bear, Seb Rochford foi mais uma vez indicado para o Prêmio Mercury com o álbum In Each And Every One (a primeira vez foi em 2005).

5. Evan Jenkins

Neil Cownley Trio

Baterista Evan Jenkins

No álbum Touch And Flee do Trio Neil Cowley, o baterista Evan Jenkins está contido e elegante, do jazz suave ao rock, tocando como um líder da banda Cownley, com improvisos minimalistas. As músicas são muito boas de se ouvir.

4. Antonio Sanchez

Pat Metheny Group

Baterista Antonio Sanchez

De origem mexicana, o jazzista Antonio Sanchez foi ganhador do Grammy Award e também gravou uma trilha sonora para o filme Birdman, estrelado por Michael Keaton.

3. Jeff Hamilton

Clayton-Hamilton Jazz Orchestra

Baterista Jeff Hamilton

Jeff Hamilton é indiscutivelmente um mestre tocando jazz, seja com o seu trio ou a Orquestra de Jazz Clayton-Hamilton, Jeff continua a inovar e surpreender com a sua emoção e técnica por trás de sua bateria.

https://www.youtube.com/watch?v=OwbPbxTo3qc

2. Robert “Sput” Searight

Snarky Puppy

Baterista Sput Searight

Trazendo de berço o estilo Gospel Chops para o Jazz fusion do Snarky Puppy, Sput já conseguiu vários prêmios. No início de 2014, o grupo instrumental de jazz / funk / fusion ganhou o Grammy de Melhor Performance R&B para a versão de Brenda Russell, com a música Something.

1. Peter Erskine

Jazz legend

Baterista Peter Erskine

Tem sido um ano emocionante no jazz, com uma abundância de novos talentos se sobressaindo como bateristas, mas existe um veterano que encabeça essa pequena lista dos melhores bateristas, estamos falando de Peter Erskine, que mereceu ganhar os prêmios. Seja como sideman (freelancer) ou com seus próprios grupos. A musicalidade genial com sua bateria, fez de Erskine um eterno favorito e digno de estar em primeiro lugar.

Essa foi uma lista bem pequena, com músicos um pouco menos conhecidos, mas que fazem um trabalho espetacular e emocionam as pessoas que os ouvem e assistem. Se você também conhece outros bateristas bons não se acanhe em deixar seu comentário falando sobre esses músicos inspiradores.

CONTEÚDO VIP

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA