A precisão, no meio musical, é algo primordial. Se você acha que saber tocar alguns estilos musicais, fazer algumas viradas, pivot no bumbo, e outras coisas mais, seja suficiente para você refletir e achar que: “já sei tocar isso ‘tudo’, posso parar!”; desculpe, você está muito enganado.

Não é só com variedades rítmicas e convenções que os bateristas vivem, por isso, precisamos aperfeiçoar as técnicas já adquiridas durante os anos; pois só acumular exercícios e não relembrá-las e melhorá-las, não vai adiantar muito, e você terá perdido um bom tempo de sua vida.

Pedal de bumbo Iron Cobra - Tama

E os exercícios para bumbo, cadê?

Calma, já estamos chegando lá. Você já ouviu falar em Heel up e Heel down? Não? São técnicas para pisada no pedal do bumbo, simplificando, a primeira é tocar com o calcanhar levantado, e a segunda com o calcanhar abaixado. Mesmo parecendo simples, são duas técnicas muito importante para o bumbo.

E agora, como melhorar minha velocidade e precisão no bumbo?

Faremos alguns exercícios para bumbo que também serão intercalados com as mãos. Esse vídeo muito interessante foi disponibilizado pelo baterista Eduardo Neto, e fala, principalmente, de velocidade, precisão e coordenação no pé e mãos, servindo como base para os estudos do Gospel Chops.



Boa afinação é muito importante

Já sabemos que a afinação é um assunto bem complexo, e saber afinar bem, não é para qualquer um, correto? Se você estiver tendo problemas com a afinação do seu bumbo, ou se apenas quiser conhecer outras técnicas de afinação, confira esse vídeo ensinando a afinar o bumbo da bateria com Bob Gatzen.

• • •

Possui alguma dúvida ou conhece outras técnicas e quer disponibilizar com outros colegas bateristas? Deixe seu comentário abaixo; ele será muito bem-vindo.

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA