Vamos aprender um ritmo totalmente brasileiro, o Baião. Um ritmo nordestino com muita dança e muito popular, principalmente nessa região do Brasil. Começou a se popularizar em 1940, com o grandioso Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Iremos aprender como tocar Baião em 5 passos simples. Se prestar bastante atenção, você verá que é bem fácil de aprender.

Vamos ao que interessa: como tocar o Baião?

O compasso é em 2/4 e o metrônomo pode estar em 80bpm. Se por acaso você não possuir o metrônomo, poderá baixá-lo para computador ou aparelho Android. Abaixo de cada imagem, temos um link com o áudio para você baixar, facilitando o estudo.

partitura de baião para bateria
Áudio 1

partitura de baião para bateria - parte 2
Áudio 2

A partir desta terceira imagem, vamos observar que existe o símbolo “○” que significa usar o Chimbal aberto.

partitura de baião para bateria - parte 3
Áudio 3

partitura de baião para bateria - parte 4
Áudio 4

partitura de baião para bateria - parte 5
Áudio 5

Gostou da matéria? Ela foi útil pra você? Então deixe seu comentário abaixo.

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

8 Comentários

  1. adorei, to começando uma banda nova e tava afim de encontrar novas influências, só que nunca tinha passado pela minha cabeça o baião… alias o som batera em si foi um ótimo achado ^^

  2. Nossa!!Que Site!!!!
    Tv pesquisando sobre o Baião, entretanto as resoluções das minhas dúvidas encontrei aqui. E de quebra td minha vida musical ganhou um Up!
    Vlw Brothers! Continuem assim!!Fqm cm DEUS!

DEIXE UMA RESPOSTA