O que tem em um livro para estar entre os melhores do mundo? É quase impossível existir apenas uma única resposta para essa pergunta, pois, uma grande variedade de livros de bateria foram escritos para tratar de uma gama de estilos musicais e de técnicas distintas.

Muitos dos livros de bateria se mantiveram em destaque por vários e vários anos e agora são considerados verdadeiros clássicos para os bateristas e percussionistas do século XXI e também possuem diversas aplicações. Você pode tocar apenas o que está em algumas páginas e aprender muito, mas você também pode aplicar os exercícios em diferentes estilos musicais e em várias situações diferentes.

Outra característica em um excelente livro de bateria é a sua praticidade. Bons exemplares não são apenas preenchidos com página após página de exercícios que podem ou não se relacionar com o que você toca; eles oferecem um material significativo para você utilizar periodicamente e que desenvolve a sua musicalidade junto com habilidades técnicas.

Então, quais são os melhores livros de bateria já produzidos?

Técnicas gerais

Capa do livro Stick ControlStick Control for the Snare Drummer

Autor: George Lawrence Stone.

Esta está na lista dos livros de bateria mais populares do mundo. Por décadas usado por bateristas e percussionistas de todos os gêneros musicais para desenvolver habilidades para as mãos e também coordenação entre mãos e pés.

 

Capa do livro de bateria Master Studies - Joe MorelloMaster Studies

Autor: Joe Morello.

Quando Joe Morello estava estudando com George L. Stone, ele criou suas próprias variações dos padrões de Stick Control. Master Studies inclui os exercícios, juntamente com o material que o próprio Joe usou para desenvolver sua técnica formidável.

 

Sticking Patterns - Gary ChaffeeSticking Patterns (volumes 1, 2, 3 e 4)

Autor: Gary Chaffee.

Bateristas como Steve Smith e Vinnie Colaiuta utilizam essa abordagem de Gary Chaffee no ensino da coordenação e independência.

 

4-Way Coordination - Marvin Dahlgren e Elliot FIne4-Way Coordination

Autores: Marvin Dahlgren e Elliot Fine.

Este foi um dos primeiros livros que ajudaram os bateristas a desenvolverem a coordenação e interdependência entre os quatro membros, e seus exercícios são atemporais.

 

Drumset Essentials volume 1 - Peter ErskineDrumset Essentials (volume 1)

Autor: Peter Erskine.

Piter apresenta neste volume uma abordagem muito musical para a bateria.

 

 

Even in the Odds - Ralph HumphreyEven in the Odds

Autor: Ralph Humphrey.

Escrito por um baterista que possui uma vasta experiência e tocou em momentos únicos, com artistas como Don Ellis e Frank Zappa. Even in the Odds ajudou inúmeros bateristas a se sentirem confortáveis com os compassos que não são 4/4.

 

Rock e Funk

The New Breed - Gary ChesterThe New Breed

Autor: Gary Chester.

Gary Chester era um baterista de estúdio novaiorquino das décadas de 1950, 60, e 70. Ele criou os exercícios deste livro para que seus alunos tivessem a independência e coordenação para tocar qualquer coisa que encontrassem.

 

Advanced Funk Studies - Rick LathamAdvanced Funk Studies

Autor: Rick Latham.

Este livro rapidamente se tornou um clássico quando foi publicado pela primeira vez no início dos anos 80, e ainda hoje é extremamente indispensável para o baterista que necessita se aprofundar no funk.

 

Realistic Rock - Carmine AppiceRealistic Rock

Autor: Carmine Appice.

Este título é bem sugestivo. Realistic Rock (em português: rock realista) foi desenvolvido para o leitor pôr em prática tudo que está escrito; com as batidas de um baterista que ajudou a definir o estilo do rock moderno.

 

Groove Alchemy - Stanton MooreGroove Alchemy

Autor: Stanton Moore.

Com um conteúdo extremamente vasto, este livro de bateria rapidamente conquistou o seu lugar entre os melhores manuais para os bateristas.

 

 

Future Sounds - David GaribaldiFuture Sounds

Autor: David Garibaldi.

Future Sounds auxilia os bateristas a desenvolverem a coordenação, sofisticação, controle, dinâmica e sensibilização do groove. Resumindo: um livro completo produzido por um baterista de referência mundial.

 

Jazz

Advanced Techniques for the Modern Drummer - Jim ChapinAdvanced Techniques for the Modern Drummer

Autor: Jim Chapin.

Este é um livro lendário que mostra os segredos da “independência e coordenação” quando aplicado no jazz. Quando Advanced Techniques foi lançado, muitos consideravam impossível de tocar, mas, hoje, é um exemplar fundamental que todo baterista de jazz precisa praticar.

 

The Art of Bop Drumming - John RileyThe Art of Bop Drumming

Autor: John Riley.

Desde o seu lançamento em 1994, este pacote de livro + CD conseguiu se tornar essencial na aprendizagem do jazz moderno a partir de técnicas, além de possuir um ponto de vista filosófico.

 

Modern Rudimental Swing Solos - Charley WilcoxonModern Rudimental Swing Solos

Autor: Charley Wilcoxon.

Um dos primeiros livros a aplicar os rudimentos no estilo Swing.

 

 

 

Bumbo

The Encyclopedia of Double Bass DrummingThe Encyclopedia of Double Bass Drumming

Autores: Bobby Rondinelli e Michael Lauren.

Com centenas de técnicas, batidas e conceitos, este é o livro para bumbo mais influente e abrangente no mercado.

 

 

Bass Drum Control - Colin BaileyBass Drum Control

Autor: Colin Bailey.

Desenvolvido especialmente para bateristas que utilizam bumbo único, porém, é também muito adaptável. Este é um dos favoritos há muitos anos e ajuda os bateristas a desenvolverem a capacidade de tocar o bumbo com mais desenvoltura.

 

Caixa e Leitura musical

Progressive Steps to Syncopation for the Modern DrummerProgressive Steps to Syncopation for the Modern Drummer

Autor: Ted Reed.

Apenas Stick Control recebeu mais votos positivos do que Syncopation, e era difícil determinar em qual categoria este livro de bateria se encaixava. Como muitos bateristas e os professores encontraram diversas maneiras de aplicar os seus exercícios de leitura, técnica e estudos de coordenação, este exemplar é perfeito para todos.

 

Buddy Rich's Modern Interpretation of Snare Drum RudimentsBuddy Rich’s Modern Interpretation of Snare Drum Rudiments

Autores: Buddy Rich e Henry Adler.

Este livro que mostrou aos bateristas que os rudimentos não são apenas para os rufos de uma caixa de banda militar, mas que também pode ser aplicado em vários outros estilos musicais.

 

Portraits in Rhythm - Anthony J. CironePortraits in Rhythm

Autor: Anthony J. Cirone.

Se você pode reproduzir o que está neste livro, você pode lidar com praticamente qualquer assunto relacionado à caixa que provavelmente você encontrará.

 

Modern Reading Text in 4/4 - Louis BellsonModern Reading Text in 4/4

Autores: Louie Bellson e Gil Breines.

Este livro inclui padrões que podem ser usados tanto como os de Syncopation.

 

• • •

Se você estuda ou já leu outros livros de bateria e quiser compartilhar conosco, não deixe de comentar abaixo.

CONTEÚDO VIP

FONTEModern Drummer
COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

34 Comentários

  1. Você só esqueceu de citar, que todos eles estudaram pelo método do Gene Kruppa (Que é considerado o inventor de todos os rudimentos, tais como Daddy-Mammy, Paradiddles, Flam, Flammadiddles, e outros), além de muitos terem sido alunos de FREDDIE GGRUBBER, o Buddy Rich, o Carmine appice, O Charley Wilcoxon, o Louie Belson, e o Peter Erskine, eu sei que foram, além do Dennis Chambers e do Mike Portnoy dentre outros.

  2. fala galera!! desculpa a demora em responder. enviei hoje um livro para alguns que pediram aí nos comentários pq não consegui enviar pra todos. só consegui enviar 1 livro devido o tamanho do arquivo que esta em pdf e não dava pra enviar mais de um. quem quizer algum livro seria melhor deixar o nome para ser mais preciso. este primeiro foi um brinde mas o valor de cada livro é 50 reais. o pagamento pode ser feito por depósito em conta corrente. quem quizer pode entrar em contato pelo meu e mail: jemersonclaudio@bol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA