Provavelmente, todos os músicos, em nosso caso, bateristas, sonham em ser um bom baterista, reconhecidos no meio musical, entre outros. Mas, se esquecem de que para serem bons, precisam estudar muito, e isso não é nada fácil.

Pensando nisso, o Som Batera vai apresentar algumas dicas essenciais para você se tornar um músico melhor. Mas, essas dicas, não garantem o sucesso. Ele vai depender do seu desempenho com o instrumento.

Baterista Marco Minnemann

Ouvir

Ficar ouvindo somente um estilo musical e se limitar a ele, é completamente errado. Você deverá ouvir vários estilos. Com isso você vai ser um baterista muito mais diversificado. Em seu tempo vago, ouça muita música, varie bastante, e aprenda a distinguir e apreciar todos os instrumentos da música.

Veja exemplos de alguns ritmos:
Salsa/Songo | Baião | Jazz | Samba

Ver

Hoje, tudo é um pouco mais fácil do que antigamente, por exemplo: na época do baterista Buddy Rich, nascido em 1917, não existia internet. Ele, provavelmente, assistia a várias apresentações musicais e ia se aperfeiçoando.

Os sites com vídeos nos ajudam muito, e é de fácil acesso a todos. Assista a vídeos de bateristas mais experientes, e tente fazer o que eles fazem, assim você estará aperfeiçoando suas habilidades.

Aquecimento / Alongamento

É sempre muito importante, antes de qualquer apresentação ou antes de começar a treinar com seu instrumento, alongar-se. Com isso, você irá evitar possíveis lesões, pois, você estava praticamente parado e de repente começa a se esforçar. O indicado é que você se aqueça por, pelo menos, 5 minutos antes de tocar qualquer instrumento, principalmente bateria, que demanda mais esforço físico. Isso também influencia bastante na sua velocidade na hora das execuções da música.

Treinar

Que essa é a parte mais importante, ninguém pode negar. Mas, muitos não seguem. O treino é fundamental para todos os músicos que queiram evoluir. O recomendado é de, no mínimo, 1 hora de treino por dia, sendo que grande parte não chega a esse tempo e fica desanimado de continuar.

Não atropele os exercícios uns com os outros, por exemplo: muitos não estudam paradiddle, pois acham chato, e pulam para outro que é mais fácil. Estude tudo o que puder, comece devagar e vá aumentando a velocidade aos poucos. Você não precisa estar em uma bateria de verdade, você pode treinar em um pad ou em uma bateria própria para treino mesmo. O importante é aprimorar suas habilidades com o instrumento.

Você também pode conferir o curso de bateria de Fábio Schneider. Um curso de ótima qualidade com um baterista bem reconhecido profissionalmente.

Metrônomo

Ótimo para os estudos, o metrônomo nos ajuda no andamento da música. Ele nos dá segurança para executarmos a música sem adiantar ou atrasar, um erro que causa desconforto para muitos. Use-o em casa, em alguma apresentação ao vivo ou, até mesmo, quando não estiver tocando (um pouco diferente, mas é aconselhável).

Veja também:
+ Baixar metrônomo para computador
+ Baixar aplicativo metrônomo para Android

A bateria ideal

Não temos como dizer qual bateria é a melhor para você, pois, isso vai do gosto e do bolso de cada um. O certo é pesquisar e testar diversas marcas e modelos, se possível. Nós aconselhamos as baterias Gretsch, por serem feitas com madeiras e peças de alta qualidade.

Leitura

Extremamente importante, a leitura abre um leque de possibilidades, seja na criação ou na execução de uma música. Quando você não tem muito tempo para ouvir a música mas precisa tocar, tendo uma partitura e sabendo ler, você conseguirá fazer a apresentação normalmente.

• • •

Com certeza, se vocês as praticar vai ser um bom baterista.
E você, o que achou dessas dicas? Se quiser, deixe mais algumas dicas ou comente sobre as que fizemos.

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

3 Comentários

  1. cara muito bom as dicas estou apreendendo muito com os videos porem minha mao esquerda nao tenho muito controle sera que nao posso ser um baterista por causa disso?

    • Olá, Jonathan.
      Você pode ser um excelente baterista sim, mesmo com a “mão fraca”, como chamamos. A maioria de nós possui essa dificuldade com as mãos, sempre uma é mais ágil que a outra.

      Com esforço e dedicação todos podem conseguir; e com você não é diferente.

      Passe a praticar bastante com sua mão esquerda. Faça um teste também invertendo a posição da bateria; ao invés de tocar como destro, toque como canhoto. Com o tempo você sentirá a melhora.

      Abraços!

      • Um lance legal pra deixa a mão esquerda melhor q a direita kkk nem tanto. Enfim alguem ae ja viu o cleverson tocando cm a mão invertida, mssm posicionamento, so cm a mão invertida, bah, muito legal, enfim. Alguns estilos mais pro lado do black, como shout music, o black music, é bem interesaante estudar isso, so q ivertendo as mãos, alem de dar umaa cara diferente ao tocar, ira ajuda na movimentação tecnica na esquerda.. abrass deus abençoe

DEIXE UMA RESPOSTA