Todos os músicos já tiveram, tem ou vão ter problemas com a afinação do seu instrumento musical, disso não tenha dúvida. Para as pessoas que tem dificuldades de afinar sua bateria, vamos dar dicas fundamentais para você extrair o melhor som possível do seu instrumento. Neste artigo, trataremos, principalmente de como afinar o bumbo, o coração da bateria.

Uma pequena dica para afinar o bumbo

Particularmente, prefiro afinar a pele de resposta com uma tensão um pouco menor do que a pele “batedeira”. Cada caixa, tom, surdo ou bumbo tem um nível de afinação diferente um do outro e as madeiras também interferem bastante.

Deixe seu bumbo com a maior distância possível do chão, isso pode ajudar a melhorar a ressonância dele. Usando um travesseiro, almofada, ou qualquer espuma pequena encostada em uma pequena parte da pele de resposta faz com que o som do grave fique um pouco curto. E se colocado na “batedeira” o som fica mais acentuado, abafando mais o som.

O furo do bumbo. Qual o diâmetro ideal?

Se você é adepto a colocar um buraco na pele de resposta como eu, o recomendável é que se faça com 10cm a 13cm de diâmetro, pois se fizer com 18cm ou mais, será como se essa pele não existisse. Portanto, tome cuidado nessa parte para não perder sua pele.

Maneira de afinar o bumbo da bateriaA imagem ao lado ilustra a melhor maneira de se afinar um bumbo ou qualquer outro tambor. Seguindo esta ordem e também girando a chave de afinação com a mesma rotação em todos os parafusos você estará afinando cada lado com tensões iguais, diminuindo o risco da pele ficar ruim mais cedo.

Quando você consegue atingir a afinação natural do bumbo, definido pelas peles bem afinadas e pelas suas dimensões, você irá sentir uma pressão sonora agradável e o bumbo irá “cantar”, mas se não conseguir atingir essa afinação, o som ficará “morto” ou terá um som “plástico”.

Confira no vídeo abaixo Bob Gatzen mostrando a melhor técnica para se afinar o bumbo da bateria.



CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

2 Comentários

  1. Muito bom o video, agradeceria muito se vcs conseguissem legendar ele, nos ajudaria bastante. parabéns pelo site muito bom e completo

  2. Perfeeito Amigo… só que eu ainda tenho uma dúvida em relação as peles, queria saber se alguma delas precisa ser mais fina ou mais grossa… e qual delas. a que está na resposta do meu é Grossa e já afinei de todo jeito e não consegui som bom, agora com as dicas vou tirar mais almofadas pq tem demais, comprei ela assim cheia de almofadas dentro do bumbo rsrs’

    Se puderem me ajudar nessa dúvida aí, agradeço! Email: gabriel_comcristo@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA