Nascido na Alemanha, Marco Minnemann é reconhecido como um dos mais talentosos e inovadores bateristas no cenário da música internacional. Ele já ganhou inúmeros prêmios por seus livros de educacionais sobre bateria e pelos vídeos, e recentemente foi destaque na capa da Revista número 1 sobre bateria, Modern Drummer. O set de bateria de Marco Minnemann é um pouco incomum, que inclui vários pedais, partes eletrônicas e configurações de pratos únicas. Suas habilidades musicais são bem ecléticas, pois ele é compositor, produtor, e engenheiro de som, além de ser um multi-instrumentista, tocando guitarra, baixo, teclado e também é vocalista.

Baterista Marco Minnemann

Marco Minnemann possui várias gravações solo, junto com outras gravações de sua antiga banda, Illegal Aliens, e inúmeras gravações como sideman e produtor, trabalhando com artistas como Paul Gilbert (Mr. Big), Mike Keneally (Frank Zappa) e a artista europeia, Nina Hagen.

O início da vida musical

Ele começou a tocar órgão quando tinha apenas 6 anos de idade, e depois passou para bateria e guitarra ao mesmo tempo com apenas 11 anos. A fama de Minnemann como um dos bateristas e compositores extraordinariamente talentosos começou aos 19 anos de idade em Munique. Em 1992 a banda Freaky Fukin’ Weirdoz ofereceu uma proposta para ser baterista.

A gig de sucesso com a Weirdoz terminou em 1997, depois de Marco Minnemann ter trabalhado junto em quatro álbuns: “Senseless Wonder”, “Mao Mak Maa”, “Culture Shock” e “Hula”.

Quase simultaneamente, surgiu uma proposta para tocar na banda H-Blockx em turnê com o álbum Fly Eyes. Durante 1997-1999, eles fizeram mais de 200 shows juntos. Enquanto isso, a reputação de Marco como um baterista super talentoso se estendeu a todo o mundo. Começou a fazer vários workshops, como por exemplo na Frankfurt Music Fair (Feira da Música em Frankfurt), e uma apresentação solo no prestigiado Modern Drummer Festival, onde Marco Minnemann teve a honra de ser o primeiro baterista alemão a tocar neste evento de alto nível. Esse desempenho, aos olhos dos profissionais e revistas especializadas de música, o impulsionou para estar entre os Top 10 do mundo da percussão.

Marco Minnemann em estúdio de gravação

Muitos CDs produzidos. Muitos mesmo!

Marco Minnemann também produziu quatro álbuns com sua própria banda Illegal Aliens, que incluiu “Thickness”, “Red Alibis”, “Time” e “International Telephone”. Desde então, já gravou vários álbuns solo: “The Green Mindbomb”, “Comfortably Homeless”, “Orchids”, “Motor”, “Broken Orange”, “Mieze” e “Contraire de la chanson (Disco duplo)”, “House Wife Dog & 2 Kids (disco duplo)”, “Mouth Of God”, “Catspoon”, “Evil Smiles Of Beauty/Sound Of Crime” e “Symbolic Fox”, que mostram todo seu talento como multi-instrumentista, compositor e produtor.

Confira as capas de seus CDs solo.

Marco Minnemann - Symbolic foxMarco Minnemann - A mouth of GodMarco Minnemann - Broken orangeMarco Minnemann - CatspoonMarco Minnemann - Confortably homelessMarco Minnemann - Contraire de la chansonMarco Minnemann - Evil smiles of beauty/Sound of crimeMarco Minnemann - House wife dogMarco Minnemann - MiezeMarco Minnemann - OrchidsMarco Minnemann - The green mindbomb

Além disso, seguiu sua paixão pelo Jazz e Funk, tocando com a banda Wolfgang Schmid’s Kick. Marco se apresentou e gravou com artistas variados como: Paul Gilbert, Eddie Jobson, Steven Wilson, Trey Gunn, Kreator, Necrophagist, Adrian Belew, Nena, Udo Lindenberg, Mike Keneally, Andy Partridge, FFW, Gianna Nannini, The Buddy Rich Big Band e muitos mais. Ele fez uma turnê trio com o baterista Terry Bozzio e Chad Wackerman em 2006.

Além de músico, também é escritor

Seu trabalho como autor de livros, juntamente com Rick Gratton, trouxe dois livros, incluindo o premiado e em muitas revistas sendo o mais votado Extreme interdependence. Também um de seus DVDs Extreme drumming ganhou muitos elogios e conseguiu o prêmio Telly Marco.

Um de seus livros mais vendidos, Maximum Minnemann, foi eleito entre os cinco melhores livros educativos no Modern Drummer 2007 e seu DVD, The Marco Show (com apoio da DW) apresenta performances incríveis.

Mais algumas turnês e CDs do baterista Marco Minnemann

Marco foi capa da revista Modern Drummer de Junho/Julho de 2007 e da Modern Drummer Brasileira de agosto de 2012.

Marco Minnemann tocando bateria

O Normalizer 2 foi lançado 2012, com Mike Keneally, Trey Gunn, Alex Machacek, Mario Brinkmann, John Czajkowski e Marco Minnemann escrevendo versões separadas para solo de bateria de 51 minutos.

Marco fez turnê com a banda de metal Kreator em 2009. Em 2011/2012 com Eddie Jobson “UK”, Steven Wilson e com seu próprio trio Aristocrats, com Guthrie Govan, Bryan Beller.

O DVD Boing! We’ll do it live do Aristocrats, bem como o DVD/Blu Ray de Steven Wilson “Get all you deserve” foram lançados no final de 2012.

Marco Minnemann continua a remodelar a percussão e solidificar o seu lugar na história da música com uma voz verdadeiramente única, e um talento indiscutível, como um dos maiores bateristas e compositores mais inovadores que o mundo já presenciou.

Minnemann é endorsee das marcas DW Drums, Zildjian Cymbals, Evans Drumheads e Promark.

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA