O baterista Virgil Donati nasceu e cresceu em Melbourne, Austrália. Mesmo quando ele mal conseguia pronunciar uma palavra, cuidadosamente observava os ensaios da banda de seu pai, feitos em casa. O interesse de Virgil pela música e o instinto para o ritmo já tinham sido aparentes para seus pais no começo. Eles começaram a considerar um caminho musical para ele, e um mês antes de completar 3 anos, foi encontrado sentado atrás de sua primeira bateria.

Baterista Virgil Donati
Fonte: Drummerworld

O início da carreira musical do baterista Virgil Donati

Virgil Donati tocou com sua primeira banda de rock e assinou um contrato com sua gravadora quando tinha apenas 15 anos e foi sem dúvida a escolha certa para o jovem baterista. A banda foi chamada “Taste”. Foi daí que Virgil teve suas primeiras experiências em estúdio, com três lançamentos para a banda. A turnê implacável também permitiu cultivar e melhorar suas habilidades.

Aos 16 anos, tornou-se profissional, e desde então tem dedicado toda a sua vida e alma à sua arte. A motivação tem sido a sua busca incessante e incansável de se expressar através da bateria.

Aos 19 anos Virgil viajou para os EUA para estudar percussão, e também teve aulas de composição e arranjo. Retornando para a Austrália aos 21 anos sua carreira começou a subir. Ele estava tocando vários gêneros musicais, incluindo jazz, rock, pop, e trabalho de estúdio. Ele também trabalhou com muitos artistas convidados, incluindo o pianista de jazz George Cables, Mark Murphy (vocalista), Branford Marsalis, Kenny Kirkland e Melissa Etheridge.

A sua banda ganhou disco duplo de platina com o seu álbum de estréia. Em meados dos anos 80 e 90, o interesse do baterista Virgil Donati na música progressiva foi explorada com várias bandas, como Alterar Loose, e mais tarde, On The Virg.

Em 1996, Virgil mudou-se para os Estados Unidos, em uma tentativa de se expandir no cenário mundial. Desde então tem provado ser muito gratificante e produtivo para ele. Gravações e turnês com o Planet X, Steve Vai, CAB, Scott Henderson, Steve Walsh, Tribal Tech, Frank Gambale, Derek Sherinian, Mark Boals, Dave Stewart, Mick Jagger, Josh Stone, e muitos outros. Mesmo assim ele continua testando seus limites com a bateria para novos níveis surpreendentes.

Veja também:
+
Baterista Virgil Donati tocando Kingdom of Dreams, da banda Planet X

Fonte:Virgil Donati

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA