Steve Smith começou a tocar bateria no ano de 1963, com apenas 9 anos de idade. Ele estudou música na Berklee College of Music (1972-1976). Nos últimos 35 anos, ele viajou e gravou com alguns dos maiores nomes do jazz e do rock — que aparece em gravações, que já venderam mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo — incluindo Journey, Bryan Adams, Mariah Carey, Andrea Bocelli, Zucchero e Jean-Luc Ponty.

Baterista Steve Smith
Fonte da imagem: Steve Smith

O baterista Steve Smith está atualmente em turnê com a sua própria banda, Vital information com Tom Coster, Vinny Valentino e Baron Browne. Eles estão comemorando o seu 30º aniversário com o lançamento de seu mais novo álbum em 2012, LIVE! One Great Night. Smith também faz shows com Steps Ahead e os grupos Indo-Jazz Fusion, The Raga Bop Trio e George Brooks Summit. Outros artistas notáveis que já tocou, são: Zakir Hussain, Hiromi, Buddy DeFranco, Benny Golson, Ahmad Jamal, Dave Liebman, Randy Brecker, Michael Brecker, Bill Evans, Mike Stern, Richard Bona, Mike Mainieri, Andy Fusco, Mark Soskin, Baron e Walt Weiskopf.

Steve Smith produziu e tocou em 16 álbuns de Jazz, com músicos como Frank Gambale, Stu Hamm, Oteil Burbridge, Larry Coryell, Jerry Goodman, Howard Levy, Steve Marcus, Scott Henderson e Victor Wooten.

Solo do baterista Steve Smith

Em 2009, Steve tocou no Carnegie Hall em Nova York com uma versão especial do quarteto Zakir Hussain Masters of Percussion, que também contou com “Vikku” Vinayakram e Giovanni Hidalgo. Em 2010, o Trio Raga Bop com Prasanna, George Brooks e Smith lançaram um álbum e fizeram várias turnês. Em 2011 e 2012 Steve foi em turnê com o pianista de jazz Hiromi como um membro de seu Trio Project, que também contou com Anthony Jackson no baixo.

• • •

E você, o que achou da história desse grande mestre?

Steve Smith      Facebook do baterista Steve Smith

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA