O baterista Neil Peart, nascido em 12 setembro de 1952, perto de Hagersville, Ontário, é compositor da banda canadense de rock, Rush. Rush é a banda de maior sucesso do Canadá, tendo tocado juntos por mais de 30 anos, e vendendo mais de 24,5 milhões de registros de títulos. Ao longo dos anos, o Rush tem desenvolvido seu próprio estilo de rock progressivo, tecendo heavy metal, art rock, reggae, new wave, pop, grunge, e estilos clássicos. O resultado foi 23 álbuns diversos, passeios de sucesso, e uma tremenda quantidade de fãs leais.

Baterista Neil Peart
Fonte da imagem: © A Drummers Perspective – David Phillips: http://www.music-images.co.uk/

Peart é conhecido por sua criatividade e por fazer solos de bateria bem extensos que encantam os bateristas. Ele ganhou prêmios na Modern Drummer, incluindo 12 consecutivos. Em 1996, tornou-se um oficial da Ordem do Canadá, a mais alta condecoração civil no Canadá.

Em 1997, após a morte de sua única filha, Selena, em seguida, sua esposa de 22 anos Jackie Taylor (1998), Peart e Rush não produziram nada durante 5 anos. Depois de período triste, a banda produziu o aclamado “Vapor Trails”, levando-os para o México e América do Sul pela primeira vez. A sua turnê em 2004, foi parte de sua celebração do 30º Aniversário, e também, lançando um CD de covers dos anos 1960, Feedback, para marcar a ocasião. Após o passeio, eles lançaram CD “R30 – 30th Anniversary Deluxe Edition”, um concerto ao vivo de Frankfurt, na Alemanha.

Em 01 de maio de 2007, o Rush lançou seu 23º CD, “Snakes & Arrows”.

Além de seu trabalho como músico, o baterista Neil Peart escreveu quatro livros, The Masked Rider, Ghost Rider, Traveling Music: The Soundtrack to My Life and Times, e Roadshow : Landscape With Drums: A Concert Tour by Motorcycle. Ghost Rider foi indicado para um prêmio literário canadense em 2003. Ele também escreveu muitos artigos para Modern Drummer e outras revistas. Ao todo, seus livros já venderam mais de 100.000 cópias.

Em seu tempo livre, Neil Peart monta motocicletas BMW, dirige carros rápidos, entre outras coisa. Sua bebida favorita depois de um show ou um longo dia na estrada é The Macallan.

Peart atualmente vive em Santa Barbara, Califórnia, com sua esposa, Carrie Nuttall.

os apelidos de Peart são “Pratt” e “The Professor”.

Essencialmente, as gravações do Rush incluem: Fly by Night (1974), 2112 (1976), Permanent Waves (1980), Moving Pictures (1981), de saída … Stage Left (1982), Grace Under Pressure (1984), Power Windows (1985), Roll the Bones (1991), Counterparts (1993), e Vapor Trails (2002).

Adaptado de Dummerworld

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA