Por vários anos, o baterista Dave Weckl tem desenvolvido e mantido uma reputação entre os fãs e colegas. Para isso, ele recebeu várias homenagens, por exemplo: Modern Drummer, onde foi nomeado “um dos 25 melhores bateristas de todos os tempos”. Mas estas homenagens, são o produto de compromisso incansável para fazer grandes composições. Ele é incrivelmente dinâmico e diversificado em seu instrumento, inspirando músicos em todo o mundo.

O início de sua carreira como baterista

Nascido em St. Louis, Missouri, em 8 de janeiro de 1960, com uma mãe que amava a música e um pai que tocava piano como hobby, Dave Weckl começou a tocar bateria com aproximadamente 8 anos de idade.

Durante seus anos de escola, recebeu muitos prêmios da NAJE (em português: “Associação Nacional de Educadores de Jazz“). Ainda jovem, estava envolvido com várias bandas locais, enquanto estudava com os professores Bob Matheny e Joe Buerger.

Trabalhos como baterista profissional

Aos 16 anos, começou a trabalhar profissionalmente com bandas locais e de jazz. Em 1979, mudou-se para estudar música na Universidade de Bridgeport, em Connecticut. Com apenas 19 anos, já estava sendo reconhecido.

Ao tocar em um clube de Nova York, com uma banda chamada Nite Sprite, ele começou a receber elogios de músicos de estúdio consagrados na época, como Steve Kahn, Michael Brecker e, especialmente, o grande percussionista Peter Erskine. Foi Peter quem recomendou o baterista Dave Weckl, pelo seu grande show, a tocar com um grupo chamado French Toast, precursor da banda do Michel Camilo.

Deste grupo, o lendário baixista Anthony Jackson, recomendou o baterista Dave Weckl para tocar com Simon & Garfunkel, em uma turnê em 1983. Após essa turnê, não demorou muito para que ele estivesse sendo chamado regularmente para jingles de rádio e TV, sessões de trilha sonora, e gravações com grandes artistas como: George Benson, Peabo Bryson, Diana Ross, e Robert Plant, apenas citando alguns.

Um músico de sucesso que é o baterista Dave Weckl

Em 1985, Michael Brecker sugeriu a Chick Corea que observasse os trabalhos de Dave Weckl para compor sua nova banda, Elektric. Esse foi o início de um relacionamento de 7 anos com ambas as Bandas Elektric e Akoustic, onde nove gravações e três vídeos foram produzidos, incluindo um Grammy para a banda Akoustic.

Como artista solo, o baterista Dave Weckl gravou e produziu nove gravações até agora. Com o Dave Weckl Band, lançou cinco discos de estúdio, incluindo: Rhythm Of The Soul, Synergy, Transition, Perpetual Motion, and Multiplicity. A banda também lançou um álbum, LIVE (and very plugged in) e uma compilação de vídeos instrutivos.

Ele está sempre junto com o guitarrista Mike Stern, Chuck Loeb, Oz Noy, e Chris Minh Doky e os Nomads, entre outros. Quando não está fazendo shows, se mantém ocupado com a sessão e trabalho de produção no estúdio de sua casa, em Los Angeles.

Sendo um estudante constante de percussão e da música, Dave Weckl diz: “É o meu objetivo inspirar muitos jovens e crianças para tornarem-se possíveis músicos, seja na bateria ou outro instrumento. Com todos os aspectos negativos no mundo de hoje, eu sinto que esta é a minha forma de contribuir com uma ação positiva para a felicidade que a música trás. Assim, os pais, se o seu filho tem talento para a música, por favor, deem a oportunidade de desenvolver esse talento!”.

Mas, além de toda a gravação, produção, turismo, ensino, trabalhando com empresas que ele endossa a criar produtos melhores, e pela estrada de vez em quando, a paixão de Dave Weckl é passar tempo de qualidade com as sua filha, Claire, Sophia (sua Golden Retriever), e amigos.

Vídeo do baterista Dave Weckl tocando em Montreal Drumfest

Site de Dave Weckl

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA