Fonte: Drummer World

A busca pelo conhecimento, experiência e swing sempre presente é um tema recorrente na vida do baterista / compositor Carl Allen. É um tema que começou a tomar forma quando, na adolescência, ele tocou com grandes nomes como Sonny Stitt e Moody James e é um tema que ocupou mais rápido a sua busca musical, levando-o para a Universidade de Wisconsin – Green Bay (1979 -81) e do Colégio de New Jersey Patterson William (1981-1983). Enquanto em William Patterson, ele lutou pelo seu sonho de longa data – ter um banquinho na banda do trompetista Freddie Hubbard. Ele conseguiu essa posição em 1982 e permaneceu com Hubbard por 8 anos.

Allen diz: “meu objetivo final é chegar a um nível como Art Blakey, Art Taylor, Elvin Jones e Billy Higgins e estes gatos que, cada vez que se sentam atrás de um conjunto de tambores são oscilantes. O poder do swing é outra coisa e quando eu chegar a esse nível todo o resto cai no lugar.”

Allen começou a estender os ideais de Blakey em seus esforços fora da faixa de Hubbard. Em 1988, co-fundador Allen Big Apple Productions (sax-altista com Vincent Herring), que através de sua produção de vários álbuns de rótulos no Japão (Alfa, King, Venus, Keystone International Music e outros), apresenta agora estrelas em ascensão como Roy Hargrove, Nicholas Payton e Cyrus Chestnut.

Allen mantém uma agenda exaustiva de gravações e turnês. Ele permanece ativo como um líder (mais recentemente, liderando seu New York All-Star Band em um longo mês US / Japan Tour e outras datas com o Quinteto de Carl Allen).

O que os outros estão dizendo sobre Carl Allen?

“Agressivo sem ser intrusivo, Allen equilibra o vai-e-vem oscilando de suas idéias rítmicas com swing e harmonia.” Disse Peter Watrous – New York Times.

“Um baterista de fogo em partes iguais”. Disse Gene Magazine.

“Allen – um físico, o baterista duro balançando a escola Art Blakey – empurra seus companheiros de banda a abandonar a sua reserva legal, para que possam testemunhar como se estivesse gritando na igreja.” Disse Geoffrey Washington.

“Mais do que apenas outro baterista, Carl Allen tem o conjunto como um empresário líder da banda, tornando-se uma força no mundo contemporâneo do jazz.” Disse Sid.

Biografia traduzida do site Drummer World

Drummer World
You Tube
Traduzido por: Leonardo Telles

CONTEÚDO VIP

COMPARTILHAR
Tudo sobre bateria. Várias dicas, exercícios, partituras e biografias para ajudar o seu aperfeiçoamento nesse instrumento musical.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA