Provavelmente o maior baterista de jazz de todos os tempos, o lendário baterista Buddy Rich exibiu seu amor pela música através da dedicação de sua vida à arte. Sua carreira se estendeu por sete décadas, começando quando Rich tinha 18 meses de idade e até sua morte em 1987. Imensamente talentoso, tocava com notável velocidade e destreza, apesar do fato de que ele nunca recebeu uma lição formal e recusou-se a prática fora de suas performances.

Baterista Buddy Rich
Fonte: Drummerworld© Colorida por Mike Creasy

Nascido no final de setembro de 1917, o baterista Buddy Rich foi apresentado ao público em ainda muito jovem. Em 1921, ele era um artista solo. Com seu senso natural de ritmo, Buddy Rich já tocava na Broadway com 4 anos de idade.

O início da carreira de Buddy Rich

Buddy iniciou a carreira no jazz em 1937 quando começou a tocar com Joe Marsala em Nova York na Hickory House. Em 1939, ele se juntou a banda de Tommy Dorsey, e mais tarde passou a tocar com grandes nomes do jazz como Dizzy Gillespie, Charlie Ventura, Louis Armstrong e Gene Krupa. Ele já apareceu em filmes de Hollywood, como Symphony of Swing (1939), Ship Ahoy (1942) e How’s About It (1943).

Ao longo dos anos 1960 e 1970, o baterista Buddy Rich excursionou com as suas próprias bandas e abriu duas boates, Buddy’s Place e Buddy’s Place II. Ambos os clubes foram regularmente lotado por fãs do baterista. Após a abertura de Buddy’s Place II, ele introduziu novas músicas com elementos do rock em seu repertório, demonstrando sua capacidade de adaptação à mudança nas preferências do seu público e institui-se como um baterista de rock.

Conhecido por seu humor cáustico, era um dos favoritos na conversa de vários seriados de TV, incluindo o Tonight Show com Johnny Carson, o Mike Douglas Show, Dick Cavett Show e Merv Griffin Show.

Bateria de Buddy Rich
© vintagedrums.de

O músico famoso recebeu um grande reconhecimento ao longo de sua carreira. As revistas Downbeat Hall of Fame Award, Modern Drummer Hall of Fame Award e o Jazz Unlimited Immortals of Jazz Award são apenas algumas das suas inúmeras homenagens. Rich ganhou a atenção internacional para as composições de mestres como seus 10 minutos de West Side Story medley.

Durante sua longa carreira, o baterista Buddy Rich excursionou ao redor do mundo, tocando, para milhões de fãs e vários líderes mundiais, incluindo o Rei da Tailândia, o rei Hussein, da Jordânia a rainha da Inglaterra, EUA e presidentes Franklin Roosevelt, John F. Kennedy e Ronald Reagan.

Em 2 de abril de 1987, Rich morreu de parada cardíaca após uma cirurgia para um tumor maligno no cérebro. Amigo de longa data, Frank Sinatra, falou sobre o elogio de tocar no funeral de Rich. Hoje, o baterista Buddy Rich é lembrado como um dos maiores músicos da história.

CONTEÚDO VIP

FONTEBuddy Rich
COMPARTILHAR
Leonardo Telles
Proprietário do site Som Batera e baterista profissional, descobriu sua paixão pela música muito novo, aos 6 anos de idade. Hoje, toca com vários músicos e partilha conhecimentos por meio do Som Batera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA